As empresas que estão atravessando uma transformação organizacional, como uma fusão ou aquisição, têm agora uma ferramenta para apoiar esse processo. O InterChange GMC, aplicativo criado pela empresa gaúcha GMC — Gestão, Mudança e Capacitação, permite traçar um prognóstico com as mudanças necessárias para alcançar a efetividade satisfatória no negócio.
O sistema foi desenvolvido para apoiar o trabalho de consultoria que realiza desde 2000, baseado no conceito de change management. “Trabalhamos com projetos de grandes dimensões e cronogramas acirrados. É fundamental ter uma tecnologia que permita cruzar dados para ter segurança e compreender os gaps existentes”, comenta a sócia-fundadora e diretora técnica da GMC, Georgiana Costa. Entre os clientes da companhia estão o Grupo Herval, Bettanin e Brinox.
O aplicativo, que foi patenteado em 2005, faz o cruzamento de dados de estrutura organizacional, processos, cargos, competências e o desempenho dos colaboradores. A partir disso, traça um retrato do futuro da empresa e cruza esses dados com a estrutura atual, mostrando as mudanças que precisam acontecer em todas as dimensões. Isso inclui novos processos, estrutura organizacional, cargos e profissionais. “Isso nos permite fazer um processo de auditoria junto ao usuário final para compreender o nível de efetividade que existe entre hoje e o futuro”, comenta Georgiana.
O aplicativo elenca atitudes que interferem na rotina de trabalho da empresa. Com o percentual de efetividade e o organograma em mãos, o profissional pode desenvolver uma avaliação de como sua atuação e o domínio de suas competências interferem na estrutura atual e futura. De posse de todas essas informações, o gestor consegue direcionar as ações para que minimizem os impactos organizacionais.
Feito isso, vem a segunda parte do processo, já que o modelo de análise aponta os passos necessários para que empresários coloquem em prática as fusões, aquisições e implantações de tecnologia de gestão nas organizações.