O projeto, que deve se estender ao longo de três anos, envolverá mais de 100 profissionais e mudará o modelo de gestão da companhia gaúcha, com faturamento estimado em torno de R$ 2 bilhões em 2012.
O Grupo Herval fechou a aquisição do sistema da SAP em março deste ano e vem, desde então, com um grande movimento de preparação das pessoas e áreas da empresa para iniciar a implementação do sistema por meio de um trabalho focado em gestão de mudanças junto a consultoria especializada GMC, que possui outros cases na região como Bettanin e Brinox.
?A implementação de SAP não se trata de um projeto de tecnologia, mas sim de um projeto de Negócio, trazendo uma profunda transformação organizacional, nas pessoas, processos e no modelo de gestão da organização, logo é natural termos uma dimensão do projeto focada em tratarmos esses aspectos ao longo de seu ciclo de vida?, afirma o CIO da Herval, James Rocha.
As empresas formarão uma equipe única que trabalhará em conjunto com aproximadamente 70 profissionais do Grupo Herval, todos liderados pela IT e board da empresa gaúcha.
O roadmap é implementar o sistema nas 11 empresas e 20 linhas de negócios do Grupo Herval de forma escalonada até 2016, segmentando o projeto em 3 ondas: Em 2014 processos administrativos e de recursos humanos, em 2015 os processos das indústrias e por último as empresas e processos de varejo.
Um lançamento com participação da alta gestão foi feito para 600 funcionários em Dois Irmãos e transmitido em tempo real para todas as unidades do grupo, que tem mais de 6 mil colaboradores.
Também foi constituído um comitê executivo no qual tem assento os acionistas da Herval, representantes da TI, parceiros de implementação e da própria SAP.
O Grupo Herval começa no dia 13 de janeiro a implementação do seu novo sistema de gestão da SAP.